Como Agendar seu Seguro Desemprego (ONLINE)

Salário Maternidade (INSS): Entenda definitivamente!
14 de Maio de 2018

Olá pessoal, neste artigo vamos ensinar o passo a passo para agendar online seu seguro desemprego, espero que te ajude!

Primeiro vamos entender…

O que é Seguro Desemprego?

Seguro desemprego é um benefício concedido a todos os trabalhadores que possuem carteira assinada e contribuem para o FGTS, fornecido pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Antes não era devido as empregadas domésticas, porém com a modificação da lei na PEC DAS DOMÉSTICAS, agora o seguro desemprego também é um direito da secretaria do lar.

O Seu agendamento deve ser feito via ONLINE, para marcar sua presença, então se dirigir até o local indicado.

Este auxílio é devido aos casos em que há desemprego involuntário, ou seja, o empregado é demitido sem justa. Caso o mesmo peça demissão ou seja demitido por justa causa, perde-se o direito do benefício.

Ele é devido aos empregados urbanos, rurais e domésticos. Incluindo-se também os pescadores artesanais na época em que a pesca é proibida.

O valor do seguro desemprego é calculado baseado no valor dos últimos 03 salários. Deve-se somar o valor destes e se dividir novamente por três.

Por exemplo, se João ganhava mil reais por mês, deve-se multiplicar por 03, o que dá 3 mil reais, e aí se dividir novamente por três, o que resulta em um valor de mil reais. Em seguida deve-se seguir o indicado na imagem:

SSA MTE GOV BR AGENDAMENTO SEGURO

IMPORTANTE: O seguro desemprego nunca será menor do que o valor de um salário mínimo.

O benefício deve ser requerido entre o sétimo dia e em até 120 dias após sua demissão

O trabalhador também tem direito a diferentes quantidades de parcelas, dependendo do seu caso.

  • Terá direito a 03 parcelas: Se trabalhou de 06 à 11 meses antes de sua demissão.
  • Terá direito a 04 parcelas: Se trabalhou de 12 meses à 23 meses antes de sua demissão.
  • Terá direito a 05 parcelas: Se trabalhou mais de 24 meses antes de sua demissão.

Como Agendar o Seguro Desemprego?

Para fazer o agendamento seguro desemprego é bastante simples. Com o aumento de investimentos de tecnologia por parte do Governo Federal, basta que o trabalhador tenha um computador com acesso a internet.

O primeiro passo para agendar o atendimento ao seu pedido de seguro desemprego é entrar no site no link: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Após entrar no site, aparecerá uma imagem como a abaixo:

agendamento seguro desemprego

Após clicar em Estado e selecionar o seu, você deve também selecionar o seu município e selecionar em tipo de atendimento: Entrada no seguro desemprego

Depois basta digitar as palavras no código de segurança, exatamente como se encontra na imagem, e clicar em “Prosseguir”.

Em seguida aparecerá os locais em que estão disponíveis o agendamento, clique no calendário abaixo de ações e marque o melhor dia para seu agendamento.

Se no final do agendamento seguro desemprego aparecer 0 vagas, não se preocupe, isso significa que naquele dia não será possível mais agendamentos, porém, todos os dias são liberados mais vagas. Tente novamente no outro dia mais cedo.

agendamento-seguro-desemprego-2

OBS: Você também pode consultar sua CTPS no nosso artigo sobre o assunto.

Em casos de dúvidas, você pode ir até o final da página, aonde demonstramos os principais problemas do sistema de atendimento agendado do MTE.

Fonte: Diego Parentes Fortes Dias de Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *